terça-feira, setembro 04, 2007

Festa de Nossa Senhora do Bom Sucesso

No último sábado de Agosto, celebrámos mais uma vez a Festa em honra de Nossa Senhora do Bom sucesso.
A chuva não permitiu que a Missa Campal se realiza-se, como é habitual, junto à Capela.
Porém, há males que vem por bem.
A solução foi celebrar a Missa na renovada Igreja Paroquial. E a solução, pelo que consta, agradou a muitas pessoas... pois a Igreja permite que as pessoas participem com mais devoção e assistam com mais comodidade.
Esta é uma boa solução a ter em conta nos próximos anos...
O peditório da Missa rendeu 187 Euros.

"Pequena história da Imagem de Nossa Senhora do Bom Sucesso.

Na I Guerra Mundial, o Coronel Magalhães, encontrou em França, uma Imagem no meio do lamaçal de terra seca, encharcada no sangue dos soldados que tombavam no campo de batalha. Foi neste momento de desespero que prometeu que seria construída uma Capela em sua honra se a guerra terminasse e os nossos soldados tivessem sucesso.

Tendo isto acontecido foi construída a Capela e colocada ali a imagem.

Ao longo dos anos, o povo do Baraçal manifestou por Nossa Senhora do Bom Sucesso uma enorme devoção. Eram muitos os devotos que ali acorriam para interceder a Deus através de Maria... alguns chegavam ao ponto de se deslocar de joelhos desde a Igreja Matriz até à Capela".

(Jornal "A voz do Baraçal", nº 77).

Foi graças ao esforço do povo do Baraçal que a Junta de Freguesia em 2002 reconstruiu esta Capela. Ela encontrava-se sem telhado e toda degradada. A imagem reapareceu... e hoje pode ser visitada e venerada pelos seus devotos...
Não esqueçamos, porém, o que diz o Evangelho: "dai a César o que é de César; dai a Deus o que é de Deus". É bom que entre as diversas instituições haja cooperação, mas também é necessário saber que cada uma têm os seus fins especificos e distintos.
A clarificação só pode beneficiar a todos...

Sem comentários: