domingo, janeiro 07, 2007

Eles próprios começam a irradiar a luz de Cristo e a encaminhar outros homens para Ele

O episódio dos magos mostra que Jesus veio para todos os povos da terra. Ele é efectivamente a Luz das nações. Em Jesus, Deus realiza os seus desígnios de salvar todos os homens.
Este episódio mostra também que o homem deve procurar e percorrer um caminho para se encontrar com Jesus e nele encontrar a salvação. Na verdade, só quem procura encontra e só quem caminha, e caminha com perseverança, chega à meta.
Os magos, interpelados por uma estrela, ou melhor, impelidos por uma inspiração divina, partem ao encontro do “rei dos judeus” que acabara de nascer. Não sabem quem é este “rei dos judeus”, mas pressentem que é muito mais do que um qualquer outro rei do mundo. Por isso mesmo, partem e não desistem, apesar de ser longo e desconhecido o caminho que os conduzirá até àquele Menino.

E, como “quem não sabe pergunta” e “quem tem boca vai a Roma”, eles não hesitaram em bater à porta de Herodes, julgan-do ser ele a pessoa mais indicada para os ajudar. No entanto, Herodes não sabe, nem sequer sabe que nasceu alguém especial no seu reino. No entanto, através dos sacerdotes e dos escribas, fica a saber que o local do nascimento do Messias é a cidade de Belém. Assim estava escrito no livro do profeta Miqueias: “Tu Belém, terra de Judá...de ti sairá um chefe, que será o Pastor de Israel, meu povo”.

O encontro com Jesus tocou tão profundamente aqueles homens que, a partir daquele momento, que o caminho das suas vidas passa a ser outro. O próprio Jesus será esse Caminho.
Agora, o caminho que devem percorrer, será iluminado não pela estrela que viram no oriente, mas pelo Astro das alturas, a Verdadeira Luz do mundo e dos homens! Eles próprios começam a irradiar a luz de Cristo e a encaminhar outros homens para Ele.

Sem comentários: