terça-feira, agosto 26, 2008

Capela de Nossa Senhora do Bom Sucesso

Havia um coronel brigadeiro, João Rodrigues Magalhães que durante a guerra peninsular, numa campanha contra os franceses, num lugar dos Pirinéus, debaixo de um arbusto, achou metade duma imagem de Nossa Senhora, que transportou consigo.
Eis que de repente se vê envolvido numa batalha, tendo sido gravemente ferido. Prometeu a Nossa Senhora, que apelidou Senhora do Bom Sucesso, construir uma capela com o mesmo nome no lugar da freguesia do Baraçal, sua terra natal, num lugar donde se avistassem vilas acasteladas, se esta o salvasse.
Escapando à morte, João Rodrigues Magalhães, mandou edificar a capela de Nossa Senhora do Bom Sucesso, num lugar donde se avistavam em dia limpo, os castelos de Celorico, Linhares, Trancoso e Guarda.
Faziam em tempos festa em honra de Nossa Senhora do Bom Sucesso, em que a Senhora era transportada pelas ruas do Baraçal, dizendo que a Senhora estava viva da cintura para cima e que por este facto via e ouvia tudo!
Esta capela foi reedificada em 1928 e é hoje uma capela particular, mas a imagem de Nossa Senhora do Bom Sucesso não se encontra na dita capela, desconhecendo-se o seu paradeiro .
Fonte: aqui

Sem comentários: