sexta-feira, setembro 29, 2006

Deus não é Monopólio de ninguém (Nm 11,25-29)

Aos que têm a tentação de limitar ou condicionar Deus, monopolizando-o para si, as Leituras de hoje lembram-nos DUAS VERDADES:
  1. A PALAVRA de Deus não é monopólio de ninguém: deve ser anunciada por todos: "Oxalá todo o povo profetizasse".
  2. O NOME de Jesus não é monopólio de ninguém: mais do que pertencer ao grupo de Cristo, o importante é estar "em sintonia" com Jesus… Como diz o Papa: "Devemos ser amigos de Jesus, não donos".

* Deus tem uma dimensão de salvação bem mais ampla, do que pensamos… Ele nunca se torna posse de uma instituição ou de um grupo de pessoas. "O seu espírito sopra onde e quando quer".

O REINO não pode ser um grupo fechado e fanático... Deve ser uma comunidade que sabe qual o seu papel e a sua missão, mas reconhece que não tem o exclusivo do bem e da verdade e se alegra com tantas pessoas, que buscam a Deus com sinceridade, praticam com lealdade o Bem, a Verdade e a Justiça, mesmo sem pertencer ao grupo cristão,

O verdadeiro DISCÍPULO não tem inveja do bem que outros fazem, não sente ciúmes se Deus actua através de outras pessoas, não pretende ter o monopólio da verdade, nem ter o exclusivo de Jesus.

O verdadeiro discípulo esforça-se por testemunhar os valores do Reino e alegra-se com os sinais da presença de Deus em tantos irmãos, que lutam por construir um mundo mais justo e mais fraterno.

Jesus não quer que sua IGREJA seja um gueto fechado, mas um rebanho aberto a outras ovelhas, que ainda não são do seu rebanho. Deve estar sempre atenta aos sinais dos tempos, para uma perene renovação, guiada pelo Espírito do Senhor...

Sem comentários: